COMO JUNTAR DINHEIRO PARA COMPRAR UM IMÓVEL

Planejamento para juntar dinheiro e comprar um Imóvel

 

poupando para casa propria Comprar um imóvel, como, por exemplo, a casa própria é um ideal de muitos brasileiros. Porém antes de fazer qualquer coisa é necessário saber como economizar
Você precisa ter uma meta e segui-la até o fim.

Apesar do momento financeiro que vivemos em nosso país, temos indicadores de que o mercado começa a melhorar: queda da inflação;  crescimento do PIB e taxas de juros menores; então este pode ser um bom momento para aquisição do seu imóvel.

Não se esqueça planejamento é tudo, então primeiro você precisa saber quanto você tem disponível para este investimento. Também é necessário buscar uma boa linha de crédito.
E não se esqueça, caso você financie seu imóvel, você precisa conseguir prestações que estejam realmente dentro das suas condições.

3 Pontos Indispensáveis ao seu Planejamento:

 

1 - Levantamento

Faça um levantamento de todas as economias que você tem no momento.
Veja quanto desse valor você pode usar sem comprometer sua renda mensal necessária com seus gastos básicos.

Atualmente subiu para R$950.000,00 a utilização do FGTS para compra de imóveis para residência.

Saiba quanto você tem em mãos antes de iniciar suas negociações.

2 - Cortes

Corte todos os gastos supérfluos.
Reúna-se com seus familiares e descubram juntos tudo o que é possível economizar.
Faça um sacrifício por algum tempo, evitando certas regalias e despesas que podem ser evitadas com um pouco mais de esforço.

Se possível, por exemplo, economizar transporte, indo à pé ou de bicicleta para o serviço, escola, etc... faça isso e você verá quanto terá poupado em um mês.

Se você sempre compra lanche ou almoça fora, procure levar de casa e novamente verá uma outra forma de economizar...

Enfim, existem muitos meios, basta você usar sua criatividade.

3 - Financiamento

Faça um financiamento adequado com a sua realidade.
O ideal é você quitar ao menos trinta por cento do imóvel no ato da compra.
Evite fazer mais prestações do que realmente seja necessário, contudo você não deve comprometer mais do que trinta por cento de sua renda familiar, pois ao assumir uma prestação que utilize mais do que isso, você poderá ter grandes dificuldades.

Conclusão:

Tudo o que vamos fazer na vida necessita de algum tipo de planejamento, juntar dinheiro para comprar um imóvel não é diferente. Não é pelo simples fato de ser possível financiá-lo que estamos livres de poupar, na verdade, é por isso mesmo que devemos evitar esbanjar.

Além de tudo fica uma última dica: prepare-se para eventualidades como desemprego ou diminuição de sua renda fixa, por isso tenha no mínimo trinta por cento do valor do imóvel em aplicações como, por exemplo, FGTS ou Poupança.

Comentários