VAI ALUGAR UM IMÓVEL PELA PRIMEIRA VEZ? LEIA ISSO!

Cuidados do locatário na hora de fechar um negócio


Escolher o local sem pressa, ficar atento a vistoria, reajustes e imobiliária que vai negociar são algumas sugestões e cuidados que o locatário (pessoa que vai alugar um imóvel) deve ter na hora de escolher seu imóvel.

Mas não para por aí... vamos dar 8 dicas para quem vai alugar seu imóvel pela primeira vez.

1-Pesquise e com calma veja qual imóvel vai atender as suas necessidades

Escolha um imóvel que melhor se adapta à sua rotina e necessidade, leve em consideração o atendimento da imobiliária, pois sua relação com a empresa será de no mínimo de 2 anos e meio.

2-Identifique a condição financeira

Verifique sempre antes de fechar o contrato o valor do IPTU, condomínio e seguro incêndio. Para imóveis residenciais a sugestão é que a soma destes valores não ultrapasse 30% do rendimento familiar é importante manter a sobra para outras despesas, como alimentação, transporte e etc...


3-Veja documentação necessária

O locatário precisa ter 18 anos ou mais e deve apresentar na imobiliária RG e CPF, comprovante de renda e comprovante de residência. Em caso de Funcionário Público e trabalhador com carteira assinada:  a comprovação de renda é através de Holerites e contracheques. Os profissionais liberais e autônomos: será feita através de imposto de renda ou extrato bancário.

4-Escolha o imóvel que apresente melhor garantia para você

Existem várias garantias as mais usuais são: uso do fiador – tem custo zero para o locatário, depósito caução e seguro fiança.

Fiador: Tem que ser maior de 18 anos, não pode ter restrição cadastral (nome sujo), possuir renda, no mínimo, 3 vezes valor do aluguel e ser proprietário de algum imóvel que esteja registrado em Cartório de Registro e quitado.

5-Fique de olho nos reajustes

Os reajustes estão estipulados em contrato e os índices também, em contratos residenciais o reajuste acontece anualmente até o término do contrato, depois o proprietário poderá fazer um reajuste para atualizar o valor do aluguel. A imobiliária pode ajudar fazendo um acordo para que fique bom para ambas as partes.

6-Vistoria

Fique atento a tudo, portas janelas, paredes, furos existentes no imóvel, móveis, piso. Se tiver algo que não está estipulado na sua vistoria, tire foto e leve até a imobiliária para que altere em sua vistoria. È importante fazer isso, para não ter surpresas no final da locação.

7-Contrato

Leia com muita atenção, se os valores combinados são os mesmos, o endereço do imóvel está correto, se as cláusulas contratuais estão de acordo com o combinado. Se não souber interpretar o que a cláusula diz, peça ajuda a imobiliária para esclarecer para você o que tem dúvida.

8-Medir o lugar

Se você já tem alguns móveis, você precisa medir tudo e ter certeza de que as suas coisas cabem no novo lar. Assim não haverá surpresas ruins! 
Também é importante ter certeza que as suas coisas que não desmontam (tipo sofá, geladeira, máquina de lavar) vão passar pelas portas, elevadores ou escadas no caminho. Depois do contrato assinado será complicado e dispendioso cancelar, pois terá que pagar multa contratual.

Comentários